A rinite alérgica é uma condição comum que afeta uma grande parte da população global, cerca de 30% das pessoas. Conhecida por seus sintomas desconfortáveis e persistentes, ela pode ter um impacto substancial na qualidade de vida dos indivíduos. Neste artigo, exploramos o que é rinite alérgica, suas principais causas, e discutimos o tratamento ideal e a importância de procurar o especialista correto para lidar com esta condição.

A rinite alérgica é uma reação inflamatória do sistema imunológico a alérgenos como ácaros, pólen, poeira ou pelo de animais.
Os sintomas mais comuns da rinite alérgica são:
Esses sintomas podem ser esporádicos ou diários, dependendo dos gatilhos específicos de cada indivíduo e da gravidade da rinite alérgica.
Existem dois tipos principais de rinite:
Qual a principal causa da rinite alérgica?
A rinite alérgica é causada pela sensibilização do sistema imunológico a substâncias normalmente inofensivas. Quando uma pessoa sensibilizada entra em contato com um alérgeno, seu corpo reage produzindo anticorpos, que desencadeiam a liberação de histamina e outros químicos, causando inflamação e os sintomas típicos da rinite alérgica.
No Brasil, o principal responsável pela rinite alérgica são os ácaros, pequenos artrópodes que vivem na poeira de casa. Além deles, o pelo de animais como cachorro e gato também tem grande impacto nos sintomas da alergia respiratória.
Como é feito o diagnóstico da rinite alérgica?
O diagnóstico da rinite é feito pelo médico, com base no histórico de saúde do paciente e nos sintomas. O alergista irá solicitar exames, testes de alergia, para confirmar a causa da rinite, e programar a vacina para alergia, imunoterapia, se houver indicação no seu caso.
Qual o Especialista Ideal para o Diagnóstico e Tratamento da rinite alérgica? O alergista ou otorrinolaringologista?
A especialista mais indicado para tratar a rinite alérgica é a alergista e imunologista. Por se tratar de uma doença do sistema imunológico, frequentemente podem estar associadas com outras alergias como asma, dermatite e alergia alimentar. A alergista consegue ter essa visão geral de todas as possíveis alergias, diagnosticar e desenvolver um plano de tratamento personalizado, que pode incluir medicação, imunoterapia e mudanças de estilo de vida.
Eu sou a Dra. Fernanda Araújo – Médica especialista em Alergia e Imunologia Adulto e Infantil pela UNIFESP (EPM) e Mestrado pela Universidade Complutense de Madrid.
Tenho 15 anos de experiência no atendimento de rinite alérgica e vacina para alergia, imunoterapia. Carrego uma bagagem que alia o conhecimento da prática com atualizações teóricas frequentes, pois na Alergia existem muitas novidades.
Após especialização em Alergia e Imunologia na UNIFESP, fiquei 3 anos em Madrid, na Espanha, aprofundando o conhecimento em Alergia no Hospital Gregorio Marañon e fiz o Mestrado em Imunologia pela Universidade Complutense de Madrid.
As doenças alérgicas são muito desafiadoras principalmente por sua origem genética na maior parte das vezes, novos medicamentos e terapias auxiliam a busca por mais qualidade de vida para os pacientes.
Acredito que sempre precisamos enxergar o indivíduo como um todo, por isso presto atenção nos detalhes e cuido das pessoas e não apenas das doenças.
Vai ser um prazer te acompanhar ou acompanhar seu filho nessa busca. Que conhecer mais? Clica aqui e Siga no Instagram

tati ,_,14/11/2025Tive uma consulta on-line com a dra Fernanda! Quanta clareza tive ao conversar com ela. Cuidadosa ao perguntar, delicada ao tratar com minha filha, prática no que me falava. Saio da consulta sabendo onde pisar, qual caminho percorrer. Ela é fantástica!
Angélica Halcsik14/11/2025Dra. Fernanda foi muito atenciosa e humana! Tenho diversas questões e ela me ouviu com calma, atenção, me acolheu, neste momento de crise de urticária. Estou mais empolgada com o tratamento. :)
Luana Cardoso13/11/2025Me deu atenção que preciso de minhas queixas, agora vamos realizar os exames e iniciar o tratamento.
Renata Chiovato Martins10/11/2025A Dra. Fernanda é ótima, super atenciosa, tira todas as dúvidas, passa tranquilidade com o tratamento. Super recomendo!
Ricardo Pavesi Oriani10/11/2025A Dra Fernanda foi muito atenciosa. Conseguiu esclarecer todas as nossas dúvidas, com bastante detalhe.
Rosa Aline Reis Iamashita30/10/2025Atendimento excelente, a Dra. Fernanda foi muito atenciosa.
Atendimento com mais tempo para analisar todos os detalhes da sua história e conversar sobre as suas queixas e tratamentos disponíveis. Nos convênios as consultas são rápidas (10-12 minutos) perdendo a qualidade.
Ofereço suporte pelo WhatsApp para esclarecer dúvidas e acompanhar a evolução do tratamento, proporcionando tranquilidade e confiança. Diferente dos convênios onde quando você tem dúvidas não tem a quem recorrer.
Foco no seu bem-estar com um atendimento que considera todos os aspectos da sua saúde, visando soluções eficazes e duradouras. Nos convênios o médico não tem independência para solicitar exames e propor os melhores tratamentos disponíveis.
Os sintomas da rinite alérgica podem ser mais do que um simples incômodo. A Rinite Alérgica afeta:
O tratamento da rinite alérgica é focado no controle dos sintomas e na melhora da qualidade de vida do paciente. As principais estratégias de tratamento incluem:
Quais os remédios usados na rinite alérgica?
Além disso quais outras opções de tratamentos na rinite alérgica?
A rinite alérgica é uma doença crônica. Não há cura para a rinite, mas é possível prevenir os sintomas, com uso de medicamentos, ou induzir a tolerância e conseguir a remissão da doença com a vacina para alergia, a imunoterapia. Nesse caso a doença fica inativa, sem apresentar sintomas por 10 anos ou mais.

Em pessoas que tem predisposição a rinite alérgica não controlada pode sim ser fator que desencadeia a asma. Com o conceito de via aérea única, a mesma mucosa que reveste o nariz vai até o pulmão, então se ficar inflamado em cima, essa inflamação pode descer para o pulmão também. Por isso, que é tão importante o tratamento adequado para evitar as complicações.
As Vacinas para alergia estão disponíveis apenas em clínicas e laboratórios especializados pois devem ser prescritas por um alergista após um diagnóstico completo. A imunoterapia é personalizada para cada paciente, baseada em testes de alergia específicos por isso não vendidos em farmácias.
Muitas pessoas querem saber o preço da vacina para alergia, a imunoterapia. No entanto, o preço pode variar de acordo com a laboratório, a concentração, os extratos utilizados e o médico que fará o acompanhamento, pois é um tratamento prolongado e que precisa ser acompanhado de perto pelo medico alergista. Os extratos de melhor qualidade são mais caros, mas valem o investimento pois são mais confiáveis e tem melhor resultado no tratamento.
Na maioria dos casos o exercício físico vai ajudar a controlar a rinite, pois ajuda a desobstruir as vias nasais e a melhorar a inflamação. Poucas pessoas podem ter piora de acordo com o local do exercício e umidade do ambiente.
Outras medidas que podem ajudar a prevenir a rinite:
Manter um ambiente doméstico livre de alérgenos, como ácaros da poeira, usar purificadores de ar, lavar regularmente a roupa de cama em água quente e manter os pets fora dos quartos, são medidas práticas recomendadas para o controle da rinite alérgica.
A rinite alérgica é uma doença que traz grandes prejuízos no dia a dia caso não tratada, mas tem muitas opções para manter o controle. O acompanhamento com uma alergista e imunologista e o tratamento adequado vão melhorar significativamente a sua qualidade de vida.